Tudo sobre o processo de vinda à Portugal - parte 1

E onde essa mudança começou?

Tudo começou com uma oportunidade de trabalho que meu namorado conseguiu numa empresa da área de Tecnologia no Porto-Portugal. Recebendo uma proposta para iniciar o trabalho em maio de 2018, e eu funcionária pública, fiquei no dilema: Ir ou não ir?

Coloquei tudo na balança e acredito que essas oportunidades não batem na porta duas vezes! Larguei meu emprego e fui de mala e cuia conhecer e explorar este país!

No entanto, esse processo não é do dia pra noite. Iniciei tudo em janeiro de 2018 e somente em Agosto de 2018 puder vir ao país. Isso porque, como não sou casada, optei por tentar um estudo em Portugal e esse processo de seleção e entrevista é demorado. E também, até me desvincular no trabalho que também demorou um tempo! Além da liberação do Consulado do Brasil em São Paulo.

1 fase:
Em janeiro de 2018 comecei as buscas em páginas das universidades do país, em busca de algo atrativo, que tivesse dois anos e que coubesse dentro do meu bolso. Como tenho a formação licenciatura em Biblioteconomia, busquei alguma área relacionada. Gostaria muito de algo relacionado à museus, pois iria aproveitar a oportunidade de estar na Europa que é referência nessa área.

Nesta busca me deparei com o curso de museologia e patrimônio da universidade do Porto. Encaminhei uma mensagem para a secretaria perguntando, e foi comunicado tudo por lá. Tirei todas as dúvidas possíveis por meio de e-mails (haha foi bem difícil de início, mesmo sendo mesma língua). E nesse sentido, me inscrevi no curso rapidamente, fiz a matrícula, que era por volta de R$ 50 euros. Que é um pré-cadastro para posteriormente me submeter a entrevista do mestrado com os coordenadores do curso. E, assim, quando houvesse aprovação, seria pago os valores respectivos a matrícula do curso e e posteriormente mensalidades do curso.

E ocorreu tudo como planejado! Fiz a entrevista, e as perguntas foram bem simples e objetivas:
- qual interesse pelo curso; conta sua história, e fala dos seus propósitos. E posteriormente você receberá um e-mail com informações se passou na entrevista. 

2 fase - após aprovação comecei com a papelada para submissão do visto no Consulado Geral Português em São Paulo. Neste link possui todos detalhes https://www.vfsglobal.com/portugal/Brazil/residency-visa.html, formulários para submissão do pedido de visto de RESIDÊNCIA (visto que iria ficar por 2 anos para mestrado) tipo: ESTUDO. Paguei as mensalidades (matrícula com a universidade do Porto, e em dias obtive da secretaria o documento assinado por eles, com as informações da minha matrícula no mestrado em Museologia). E os trâmites com o consulado de Portugal em SP paguei a taxa R$ 723,92. e submeti via correios - todos os documentos necessários para pedido de visto residência - estudo Portugal. E óbvio, você precisa comprovar se haverá renda para moradia/sustento em Portugal (neste caso, eu iria morar com meu namorado, que iria me manter com moradia, alimentação lá, pelo vínculo empregatício dele). E o meu namorado já estava no momento morando, já com residência fixa. (ele acabou indo pra lá meses antes de mim). Portanto, já estava com toda documentação acertada. Alerto que mesmo assim, eu tinha um dinheiro guardado no banco, e apresentei também como extrato de sustento para permanência no país. Quanto mais conteúdos você puder incluir, para que seja aprovado, é importante pois dá mais embasamento para aprovação da sua permanência.

E por fim: passei no curso e deu tudo certo! Fui pra Portugal em agosto/2018 para iniciar meus estudos na Universidade de Letras da Universidade do Porto. Com mestrado em Museologia. 

Cabe ressaltar alguns pontos que os brasileiros sempre me perguntam:

1) Portugal tem sistema público de ensino?
Sim. Portugal possui as instituições públicas de ensino, no entanto, existe uma diferença do Brasil  -porque  todas elas são pagas. Aqui eles chamam de "propinas" Até pros alunos daqui se paga (de acordo c a renda). 
Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/portugal_e_dos_poucos_paises_na_europa_onde_todos_pagam_propinas_no_ensino_superior


2) Quanto se paga para estudar como estrangeiro?
Como fazemos parte de países que falam a língua portuguesa, existe uma diferenciação na propina (mensalidade). Veja a tabela CPLP c 50% desconto
https://sigarra.up.pt/up/pt/web_gessi_docs.download_file?p_name=F1333518840/Propinas_Concurso_Especial_para_Estudantes_Internacionais_2017_2018.pdf

3) Como foi seu processo de escolha da instituição, do processo seletivo pro mestrado?

Quando surgiu a oportunidade de vir pra Portugal procurei obter informações sobre cursos que poderia fazer. Em Porto existem muitas universidades, existe a pontifícia Católica, e mais umas duas q não lembro que tinha relação com minha área. Queria estudar uma área e comecei a mandar email pra todos os contatos. Eles demoram pra responder, mas respondem! Estava na dúvida do curso em duas universidades, mas como somente a Univ. porto aceitava a Bacharel em Biblioteconomia, me candidatei ao Mestrado em Museologia. Também é importante observar nos cursos a linguagem das aulas, a maior parte (acredito) que sejam em Português. Mas tem cursos alguns cursos q é inglês, enfim, como tenho algumas limitações....O ponto é você se interessando por um curso, você entra em contato com a coordenação do curso e tira todas as suas duvidas! Foi isso que fiz, perguntei a respeito do diploma, das aulas, etc.

Depois vc se candidata no site. No meu caso, foi na Universidade do Porto. Paga-se uma propina (taxa) de 50 euros! Isso em fevereiro/2018 que fiz. Você precisa fazer um cadastro no site, deve escanear seus documentos (diploma, passaporte, currículo profissional) e escaneia de deixa no site. Não precisa apostilar nada, só quando você vir definitivamente você traz isso e mostra pra eles pessoalmente. 

Depois da candidatura tem a segunda fase que é a entrevista. Você acompanha isso tudo por e-mail, pois eles vão comunicando. Mas eu também acessava o site deles para acompanhar a agenda. Na entrevista a coordenadora cita que quem necessita da entrevista via Skype é só comunicar. E eu prontamente informei e aja quarta-feira de cinzas do carnaval de 2018 (Acho que foi em fevereiro neste ano), eles me ligaram e iniciaram a entrevista. Foi bem tranquila, me perguntaram mais das questões de vir morar em outro pais, e perguntaram da formação e porque queria fazer o curso. Tudo em Português. 

Depois acredito que no fim de fevereiro saem as notas das entrevistas e se você foi aprovado. Depois começam as matrículas e você paga somente a taxa de matrícula do curso e se candidata. Assim você garante sua vaga. Porque eles abrem varias chamadas depois, até setembro eles abrem vagas para inscrições. 

Lembrando que as aulas aqui, inicio de semestre começou em 18 setembro. O primeiro semestre do curso começa em Setembro.

4) Consulado de São Paulo.

Quando recebi a informação que fui aprovada pro curso e quando estava matriculada definitivamente, foi quando me submeti ao processo de solicitação de visto de estudo no consulado. Minha opção por ser mestrado de dois anos, solicitei o pedido de visto de residência estudante acima de 1 ano.

http://consuladoportugalsp.org.br/visto-estudos-residencia/
http://consuladoportugalsp.org.br/vistos/ 

Os beneficiários de bolsa de estudos atribuídas pela CAPES ou pelo Estado Português têm isenção de pagamento de algumas taxas referentes aos custos administrativos relativos ao tratamento do pedido de visto. Se for esse o seu caso, para solicitar o seu visto clique aqui http://consuladoportugalsp.org.br/vistos-de-estudos-para-bolsistas/


Quando o consulado agendou a entrevista foi quando pedi virtualmente o comprovante de matricula. Pedia para a secretária do curso. E você pede pra instituição  encaminhar para que você comprove a matrícula. E assim você paga as taxas do consulado e envia tudo papelada comprovatória (seguro saúde, atestado antecedentes nacional, preenchimento do visto Schengen que você foi aceito, q você tem recursos financeiros pra se manter e espera! O consulado logo te encaminha uma resposta! Me disseram q visto estudo é difícil barrar e em menos de 1 mês eu já recebi a aprovação no consulado em São Paulo. Eu me direcionei com toda papelada e nem fizeram nenhuma entrevista pessoal, nem a comprovação dos documentos. Só me entregaram o passaporte com o visto emitido para 3 meses.

Todos documentos necessários Consulado São Paulo aqui: http://consuladoportugalsp.org.br/visto-estudos-residencia/

Quando cheguei no Porto, foi em agosto. E logo me direcionei à faculdade e apresentei os documentos originais (diploma apostilado e aquele histórico das disciplinas com as notas), passaporte.

Ufa, esse foi o primeiro ponto de tudo! Aos poucos vou postando o restante das coisas, procedimentos, NIF, e a solicitação efetiva de residência SEF!






#estudo #portugal #mestrado #universidadedoporto #porto 






Comentários